Por Jessé Cardoso: Conversa de travesseiro

Nunca conto experiências de terceiros nesse mundo digitalizado, prefiro acreditar nas minhas, mas não consegui deixar de ouvir a conversa de uma passageira ao lado, numa viagem longa, pela modernidade do tema e irreverência da personagem:

“Se não estou trabalhando ou perto de outras pessoas, na maioria das vezes, quero ler. O aumento na disponibilidade de formatos tornou isso mais fácil. Posso ler um livro físico quando estou parado e depois ouvir um audiolivro enquanto estiver dirigindo, caminhando ou em movimento. Tenho livros em ambos os formatos para uma imersão completa.

Minha rotina de adormecer sempre, inviolavelmente, envolve a leitura de um livro físico. É um soporífero tão eficaz que na maioria das noites tenho dificuldade para ler por mais de 10 minutos, o que é ao mesmo tempo satisfatório e enlouquecedor. Tentei adormecer ouvindo audiolivros, mas há algo neles que é muito passivo. É quase como se eu precisasse estar ativamente engajado na busca de permanecer acordado para adormecer. Lendo um livro físico na cama, meus olhos, mãos e até joelhos dobrados contra os quais o livro está apoiado estão todos envolvidos no processo de leitura, uma postura de guerreiro contra o sono. Mas o sono sempre vence.

Outro dia me deparei com este artigo, “ Audiolivros para dormir”. Fiquei intrigado, embora já tivesse estabelecido que tal prática não era para mim. Essa frase, aquela promessa de “embalar você para dormir”, mudou para mim a ideia do audiolivro pré-sono. Quando crianças, cantávamos canções de ninar e líamos histórias para dormir. Depois que as crianças superam essas ministrações dos pais, elas ficam sozinhas. Aquela intimidade de ser lido e cantado e de ter o sono tratado como um precioso projeto criativo acabou. (“E nem um momento antes!” Ouço pais exaustos chorando.) Mas será que alguma vez superamos o desejo de sermos embalados, seja por uma voz suave ou por chá de camomila ? Eu não acho.

Escolha um livro que você já leu antes, para não se preocupar muito em seguir o enredo. Use um fone de ouvido para ouvir se estiver preocupado em manter seu parceiro acordado. Defina um temporizador para não ser acordado por uma cena particularmente animada.

 

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

FIQUE POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE SUA REGIÃO!

Não fazemos spam!
Todos seus dados serão preservados.

Compartilhar: